Informativo


Dicas de Departamento Pessoal

publicado por Fonte Carioni Contabilidade - em 18/09/2009 - 3983 visualizações


- Sempre que contratar um empregado, encaminhe a carteira de trabalho e a ficha de admissão (se não tiver solicite ao escritório), completamente preenchida e assinada. A Carioni Contabilidade devolverá a carteira preenchida, ficha de registro de empregados e também o contrato de trabalho e demais termos. Basta devolver a carteira assinada ao empregado e coletar as assinaturas nos documentos. Colar a ficha devidamente assinada pelo empregado, com foto, no livro de empregados, ou guardar a ficha em local de fácil acesso à fiscalização.

- O livro ou ficha de registro de empregados, devem sempre estar na empresa. Numa fiscalização é a primeira coisa que o fiscal cobra.

- Tenha todos os empregados registrados.

- Sempre que contratar um  empregado, encaminhe o mesmo à fazer o exame admissional. É obrigatório e sempre cobrado em fiscalizações.

- Ao pagar o empregado colete a assinatura no contra-cheque. Sempre verifique se o empregado colocou a data. A data para pagamento é sempre o 5º dia útil do mês seguinte à competência à ser paga. Ex: Pagamento do salário de 06/2009 o dia limite para pagamento é 06/07/2009. Lembre que o sábado sempre será considerado dia útil. OBS: O próprio empregado deverá datar o recibo.

- Se a empresa paga vale-transporte, sempre pegar recibos do que é entregue ao empregado. Evite pagar em dinheiro este valor poderá ser considerado salário. Compre os passes e/ou carregue o cartão no Setuf.

- O pagamento do FGTS é sempre no dia 07 do mês seguinte à competência, caso este não seja um dia útil sempre será antecipado. Procure manter o FGTS sempre em dia, este é o encargo trabalhista mais fiscalizado que existe.- O INSS e DARF IR tem com vencimento o dia 20 do mês seguinte à competência e também antecipa caso não seja dia útil.

- Informe o Departamento Pessoal sempre que houver faltas e horas extras dos empregados, esta informação deverá ser enviada sem antes do fim do mês. Combine com o Departamento Pessoal uma data para o envio das informações.

- Procure ter conhecimento da convenção coletiva da categoria dos seus empregados.

- Toda empresa é obrigada a ter o Plano de Prevenção de Risco Ambientais e Plano de Controle Médico de Saúde Ocupacional, contacte uma empresa Segurança e Medicina do Trabalho.

- Verifique periodicamente a situação de férias de seus empregados. Nunca deixe vencer dois períodos de férias, a empresa terá que pagar as férias em dobro. Bimestralmente, a Carioni Contabilidade envia um relatório da situação de férias dos empregados.

- Toda empresa que possua mais de 10 empregados é obrigada a ter algum meio de controle de ponto,pode ser manual, mecânico ou eletrônico.- Evite ter empregados com funções iguais, mas com salário diferentes.



  + Informativos



Certidões negativas
Agenda de obrigações
Desenvolvido por Trampoart - Desenvolvimento Web